Instrumentos de Cordas

Instrumentos de corda
Existem alguns tipos bastante conhecidos de instrumentos de cordas como, o cavaquinho, o violão, o baixo e a guitarra. Podemos dividir em dois grupos esses tipos de instrumentos, que são, o grupo de instrumentos de corda acústico e o grupo de instrumento de corda elétrico. Neste guia de compras você vai enteder mais um pouco e tirar suas dúvidas sobre os instrumentos de cordas.

Banjo
O banjo é um instrumento de quatro cordas que além de ter qualidade no som, a armação reforçada do banjo reduz o risco de rompimento das cordas. Os banjos são muito parecidos com os cavaquinhos, não apenas por serem instrumentos de corda, mas por terem a mesma quantidade de cordas, trastes e a mesma afinação. O que diferencia o cavaquinho do banjo é a maneira de tocar e a batida diferenciada. Esse instrumento é baseado em vários instrumentos africanos, mas foi desenvolvido na América por escravos.

Cavaco
O cavaco é um instrumento de cordas muito semelhante ao banjo, pois contém quatro cordas, com a mesma afinação, Ré, Sol, Si e Ré. O cavaquinho junto com o bandolim, a flauta e o violão, eram bastante usados para execução de choros. O cavaco atualmente é muito usado em grupos de pagode, samba. O cavaquinho é um instrumento obrigatório em rodas de samba e também nos desfiles das escolas de samba espalhadas pelo mundo afora.

Contrabaixo
O contrabaixo também conhecido como baixo elétrico ou contrabaixo elétrico, é um instrumento que evoluiu do contrabaixo acústico. Podemos ver três variações nos contrabaixos mesmo sem conhecer muito sobre o instrumento. Os contrabaixos mais simples são os de quatro cordas, Mi, Lá, Ré e Sol, os contrabaixos de 5 cordas, Si, Mi, Lá, Ré e Sol, e os contrabaixos mais dificeis de se encontrar são os de 6 cordas, Si, Mi, Lá, Ré e Sol, Dó. O contrabaixo pode ter a captação ativa ou passiva, os circuitos ativos usam uma bateria para aumentar o sinal e normalmente pode ligar ou delisgar o circuito.

Guitarra
A guitarra é um instrumento semelhante ao contrabaixo, porém é bem menor e seu som é bem mais agudo. As guitarras tem como um padrão a quantidade de cordas, que são seis, Mi, Lá, Ré, Sol, Si e Mi. Algumas guitarras contém sete cordas onde sua sétima corda é uma Si, e um outro tipo de guitarra é a que tem doze cordas. As guitarras são conhecidas do blues, jazz e rock, onde muitos músicos ficaram famosos tocando suas músicas, mas alguns chamaram atenção por suas guitarras com distorção, customizadas ou por uma guitarra de dois braços.

Viola
A viola é um instrumento que tem características parecidas com as do violão, no formato e na acústica, porém a viola é um pouco menor. Existem diversos tipos de afinação para as violas, que são utilizados de acordo com a preferência do violeiro. A viola é um instrumento de corda bem específico, pois conta com dez cordas, arrumadas em cinco pares, onde esses pares são afinados na mesma nota com a diferença na altura da oitava. Os pares de cordas são tocados juntos como se cada par de corda da viola fosse uma só.

Violão
O violão lembra muito uma guitarra e uma viola, como se fosse uma mistura dos dois instrumentos, com o mesmo formato da viola e a mesma maneira de tocar de uma guitarra. O violão pode conter vários estilos, e esse estilo deve estar de acordo com o tipo de música que se deseja tocar. A afinação dos violões é a mesma das guitarras e as variações de quantidade de cordas também. O violão é feito em madeira e suas cordas podem ser de aço ou de nylon, mas assim como o modelo do violão, depende do estilo que você deseja tocar e se o seu violão é acústico ou elétrico.

Violino
O violino é um instrumento de corda normalmente utilizado em orquestras, mas alguns compositores conseguem encaixar um violino em uma boa música pop ou em pop rock. Os violinos possuem quatro cordas, Mi, Lá, Ré e Sol, mas o som pode variar de um encordamento para outro, podendo ser um timbre agudo e estridente, ou timbres mais aveludados. Diferente dos outros instrumentos citados acima, o violino necessita de um arco para conseguirmos tirar aquele belo som que ouvimos, o que podemos ver em outros instrumentos de corda encontrados em orquestras.

Fonte: http://guias.zura.com.br/2010/05/12/instrumentos-de-corda/